how to design a website

27, 28 de Fevereiro e
01 de Março de 2018

Evento referência no Agronegócio Brasileiro. Participe!

NOTÍCIAS

01/03/2018

Palestra sobre variabilidade climática e seus impactos atrai público interessado em produzir mais

Durante 23º Dia de Campo Copercampos, Paulo Cesar Sentelhas, afirma que clima deve se encaminhar para neutralidade, podendo tornar-se no segundo semestre em El Niño.

A 23ª edição do Dia de Campo Copercampos, evento que busca promover conhecimentos e repassar aos produtores rurais, as melhores informações sobre o agronegócio, contou com palestra sobre o clima.

Nesta quinta-feira, 1º de março, o consultor e doutor em Agrometeorologia e professor da ESALQ/USP, Paulo Cesar Sentelhas, abordou o tema “Variabilidade climática e seus impactos na produtividade de soja”.

De acordo com o palestrante, entender o clima é fundamental, porque trabalhar o futuro é incerto. “A agricultura é uma atividade de risco e 80% desse risco está ligada ao clima. Você pega condições de geadas tardias que dificultam a produção e o agricultor precisa entender que se a probabilidade do clima prejudicar é 10%, em 10 anos ele vai perder um ano. Apresentamos a importância do clima para a agricultura e pensando na safra de inverno, se tem uma incerteza nas previsões, mas conseguimos ver já que estamos em transição de uma La Niña Fraca para condições de neutralidade e existe uma probabilidade de que no segundo semestre se tenha El Niño e sabemos que mesmo que esse período de outono e inverno seja de chuvas um pouco menor, para o segundo semestre poderemos ter uma mudança, mas isso é probabilidade”, informou.

Paulo Sentelhas ressaltou ainda durante o encontro com produtores que alguns aspectos são possíveis de controlar com manejo. “Ter um bom perfil de solo é fundamental para ter uma maior capacidade de enfrentar condições adversas, porque os insumos vêm da atmosfera, principalmente a água e entender como funcionam esses mecanismos é fundamental. Entender o clima e projetar o futuro é preciso”, explicou.
 
 

GALERIA DE FOTOS

Copyright © 2017 Copercampos - Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos